Atelie da VIVI Estética & Beleza

Atelie da VIVI Estética & Beleza
Massageamento corporal, Limpeza de pele, Drenagem linfática, hidratação corporal, Sobrancelha, Revitalização facial, Você Linda Sempre!

Espinafre. possui substâncias antioxidantes, responsáveis por bloquear as substâncias causadoras de câncer.

Espinafre. possui substâncias antioxidantes, responsáveis por

 bloquear as substâncias causadoras de câncer. 




Espinafre

O espinafre ficou bastante conhecido com o desenho do Popeye, o marinheiro que se alimenta da hortaliça e fica forte o suficiente para derrotar todos os seus adversários. De fato, existem duas espécies de espinafres.

Originário da Ásia e pertencente à família Chenopodiaceae, o espinafre verdadeiro que aparece no desenho animado, praticamente não é consumido no Brasil. O espinafre que encontramos facilmente em feiras e supermercados é de outra espécie, proveniente da Nova Zelândia.




Contrariando a crença popular criada pelo desenho, o espinafre não deixa ninguém forte como o Popeye. Essa “força” seria caracterizada por uma suposta grande quantidade de ferro presente na hortaliça. Na verdade, o espinafre não contém uma grande quantidade de ferro como se imaginava. 

O que houve foi uma confusão envolvendo o americano Dr. E. Von Wolf, em 1870.




Ao analisar a hortaliça, o pesquisador colocou a quantidade de ferro presente no espinafre de uma forma errada, omitindo uma vírgula no número da composição, 


passando, assim, a ideia de que o espinafre tinha uma quantidade de ferro dez vezes maior do que ele, de fato, possuía. Somente em 1937, através de pesquisas de químicos alemães, esse mito foi por água abaixo. No entanto, o desenho animado do marinheiro já fazia sucesso, uma vez que foi estrelado antes, em 1933.



Além de não possuir uma grande quantidade de ferro, o espinafre apresenta uma substância denominada ácido oxálico, que impede a absorção do ferro e de outros minerais pelo organismo.


Entretanto, a hortaliça não deve ser abolida da alimentação de ninguém. O espinafre possui substâncias antioxidantes, responsáveis por bloquear as substâncias causadoras de câncer. Além disso, possui grandes quantidades de vitamina A e C, além da substância folato, importante para gestantes, uma vez que a mesma ajuda a prevenir defeitos neurológicos no bebê. 



Berinjela.


Quero Emagrecer


Berinjela





A berinjela é o fruto da planta 
Solanum melongena, 
originária da Índia. 
De acordo com alguns historiadores, 
seu cultivo teve início há cerca de
 quatro mil anos, como planta ornamental.


QUERO EMAGRECER



Chegou à Europa no século XIII, 
através dos árabes da Península Ibérica.

Em regiões de clima quente, 
a época de plantio dura o ano todo.


QUERO EMAGRECER

Existe uma grande variedade de berinjelas, 
que se diferencia pelas cores. 
As mais comuns são vermelho escuro ou roxo. 
O fruto tem polpa macia e flexível 
e uma película lisa e lustrosa que o envolve.


QUERO EMAGRECER

A berinjela é rica em proteínas, 
vitaminas A, B1, B2, B5, C, 
e minerais como cálcio, fósforo, 
ferro, potássio e magnésio. 
É muito digestiva, nutritiva e laxante. 
Ajuda a diminuir o colesterol no 
sangue e a baixar os níveis de triglicérides.


QUERO EMAGRECER

Pode ser consumida cozida, frita, 
assada ou grelhada. 
Utilizada na preparação de pratos
 como o cuscuz, suflê, torta, salada.


Por Patrícia Lopes

Equipe Brasil Escola

Azeite reduz colesterol !!!


 

 
Azeite

O azeite é o óleo produzido a partir da azeitona, muito usado como tempero em saladas. Trata-se de um alimento antigo e muito presente em grande parte das cozinhas nos dias atuais.

Além do sabor e aroma que proporciona à comida, o azeite é benéfico para a saúde: melhora a digestão das gorduras, ajuda a controlar a pressão arterial das pessoas hipertensas, reduz a quantidade de LDL (mau colesterol) do organismo. 

Outro benefício do alimento consiste na prevenção de oxidações biológicas, em razão de ser rico em polifenóis, que reduzem a formação de radicais livres


A região mediterrânea é responsável por 95% da produção mundial de azeite, em razão das condições climáticas, propícias ao cultivo das oliveiras.

O azeite extra virgem, mais puro dentre os outros, é aquele extraído na primeira vez que a azeitona é prensada e não passa por nenhum processamento químico. O virgem é o resultado da segunda e da terceira prensagens. 

O refinado é produzido pela refinação do azeite virgem. O azeite puro, mais barato, porém com o mesmo valor nutritivo, é uma mistura de azeite refinado e virgem. São necessárias de 1300 a 2000 azeitonas para produzir 250 mililitros de azeite.

O uso do azeite é antigo, por volta de 3000 anos a.C. a oliveira já era cultivada. Relata-se que há mais de 6000 anos o alimento era utilizado pelos povos da Mesopotâmia como um protetor do frio. Provavelmente a cultura do azeite foi difundida pelas regiões mediterrâneas por meio dos gregos e fenícios.

Em Portugal, o azeite foi um dos primeiros produtos exportados.

Ao consumir o azeite, é aconselhável verificar sua acidez e data de validade. Normalmente o alimento deve ser consumido dentro do prazo de um ano.
Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Alho Reduz Níveis de Colesterol.

Alho Reduz Níveis de Colesterol. 

Quero EmagrecerQuero EmagrecerQuero Emagrecer

QUERO EMAGRECER

Alho

O alho (Allium sativum) é uma das plantas mais cultivadas ao longo da história. Desde a Antiguidade ela já era utilizada como remédio no Antigo Egito; seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram conhecidos desde a Idade Média.

Quero EmagrecerQuero EmagrecerQuero Emagrecer
QUERO EMAGRECER

Um exemplo da grande popularidade do alho a tempos atrás é o fato de que, com 7 kg de seus bulbos, era possível comprar um escravo no Egito; e os siberianos pagavam seus impostos em alhos.
Quero EmagrecerQuero EmagrecerQuero Emagrecer


QUERO EMAGRECER


O bulbo (cabeça do alho) é composto por folhas escamiformes (dentes), as quais são comestíveis e usadas para diversos fins. Do bulbo se desenvolve um talo; em sua extremidade há uma flor. Existem mais de 500 espécies bem diferenciadas de alho. 

QUERO EMAGRECER QUERO EMAGRECER

A planta de alho necessita de solos leves, ricos em matéria orgânica e bem drenados para se desenvolver, além de se adaptar melhor a baixas temperaturas.
Quero EmagrecerQuero EmagrecerQuero Emagrecer


O alho possui um bom valor nutricional, com vitaminas A, do complexo B e C, além de sais minerais, entre eles ferro, silício e iodo. O alho possui um efeito anti-hipertensivo e anticolesterolêmico, além de ser indicado no tratamento de hipertensão e na redução dos níveis de colesterol.

QUERO EMAGRECER QUERO EMAGRECER

Na culinária, o alho é amplamente utilizado
 como tempero ou até mesmo como
 ingrediente principal em muitos pratos.
Quero EmagrecerQuero EmagrecerQuero Emagrecer

QUERO EMAGRECER QUERO EMAGRECER
QUERO EMAGRECER

Arroz é uma das principais fontes de carboidratos.

Arroz

O arroz (Oryza sativa) é uma planta da família das gramíneas. Durante muitos anos, os grãos dessas plantas constituíram a base alimentar de muitos povos em todo o mundo. Hoje em dia não é diferente, a cultura do arroz é a terceira maior do mundo. O arroz com feijão, por exemplo, é a base de alimentação do brasileiro.

O cereal é cultivado em ambientes com água em abundância e requer temperaturas entre 24°C e 30ºC para se desenvolver. O grão de arroz possui uma coloração amarelada e é envolto por uma casca. No interior dessa casca há uma semente dura, recoberta por uma película denominada cutícula. A maior parte do arroz que é consumido passa por um processo em que se retira a casca e, na maioria das vezes, a cutícula.


O arroz é, para o homem, uma das principais fontes de carboidratos, substâncias orgânicas que fornecem energia ao organismo, além de contribuírem para a restauração e o desenvolvimento dos tecidos. O cereal é uma boa fonte de sais minerais, como o fósforo, ferro, potássio e vitaminas (tiamina, riboflavina e niacina). Além disso, o arroz não contém colesterol, é de fácil digestão e é indicado na convalescença de quase todas as doenças.

Na culinária, o arroz é muito usado em diversos pratos, como sopas, bolos, doces, etc. No Japão, os grãos de arroz fermentados são empregados no preparo de uma bebida alcoólica chamada saquê. Outra conhecida forma de consumo do cereal é a brasileiríssima combinação do arroz com o feijão. Atualmente, o maior produtor e consumidor de arroz do mundo é a China. 

O Poder do Agrião

O Poder do Agrião


Agrião 


O agrião, uma verdura oriunda do sudeste da Ásia e utilizada há muito tempo na Europa, é considerado um dos vegetais mais nutritivos. 

Além de ser considerado uma das principais fontes de vitamina A, é rico em vitamina C, sais minerais como o iodo, enxofre, fósforo e possui mais ferro que a couve e o espinafre. 

Os melhores preços estão entre os meses de julho a novembro. 



Ao comprá-lo, prefira os maços com folhas frescas, de cor verde-escura, sem áreas amareladas ou pontos escurecidos. Os talos devem estar firmes e quebradiços. 


É utilizado em saladas, sopas, na preparação de sanduíches, panquecas, molhos e purês.


Na medicina alternativa é indicado para aliviar distúrbios gastrointestinais, problemas respiratórios e infecções do trato urinário. O suco de agrião misturado ao mel é eficaz contra a bronquite.



Por Patrícia Lopes

Equipe Brasil Escola


O que antigamente era um mero vegetal para nossas saladas, hoje passou a ter status de alimento de “alto escalão”. 



Para chegar a esse nível, o alimento precisa fornecer uma grande quantidade de nutrientes para uma pequena quantidade de calorias.


Os benefícios do agrião levaram-no ao topo da lista, segundo o MNT Knowledge Center, que analisa os benefícios dos alimentos mais populares à saúde.


Exemplificando: em duas xícaras de agrião fresco encontraremos apenas 7 calorias, ou seja, praticamente nenhuma, no entanto, nessa mesma porção teremos:

1.6 g de proteínas;
0,1 g de gorduras;
0.9 g de carboidratos, sendo 0.3 g de fibras e 0.1g de açúcar;
212% de vitamina K (correspondente à porcentagem dos valores diários);
48% de vitamina C;
44% de vitamina A;
8% de cálcio e manganês;
6% de potássio;
4% de vitamina E;
Tiamina;
Riboflavina;
Vitamina B6;

Mais pequenas porcentagens de fósforo e magnésio.


Agora ficou mais simples entender os benefícios do agrião, e os motivos que o elevaram ao topo da lista. Vamos conferir a partir de agora para que serve esta hortaliça.

1. Benefícios do agrião contra o câncer


Alguns estudos, ainda em andamento, mostram a possibilidade de utilizar o agrião como um escudo protetor dos tecidos saudáveis durante o tratamento de radioterapia.


Nesses estudos apontou-se o enxofre, presente nesse vegetal, como um dos responsáveis por essa propriedade.


Algumas pesquisas relacionadas ao melanoma, câncer de esôfago, de próstata, de mama e de pâncreas, mostraram resultados bastante promissores, conseguindo interromper a progressão das células cancerígenas.

2. Benefícios do agrião na redução da pressão arterial


Dietas pobres em cálcio, magnésio e potássio costumam tornar as pessoas mais propensas à pressão alta.


De acordo com estudo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology, o agrião tem múltiplos benefícios vasculares, dentre eles reduzir a pressão arterial, mantendo-a saudável, porém, esse benefício se consegue ingerindo o produto “in natura”, e não através de suplementos.


3. Manter os ossos saudáveis


As pessoas que costumam sofrer muitas fraturas provavelmente são carentes de vitamina K, responsável pela absorção do cálcio. Com apenas 1 xícara de agrião diariamente, a necessidade dessa vitamina será totalmente suprida.


4. Benefícios do agrião contra a diabetes


O agrião contém ácido alfa-lipóico, bastante eficiente em reduzir os níveis de glicose, aumentando a sensibilidade à insulina.

5. Benefícios do agrião para o sistema digestivo


Devido ao alto teor de clorofila em suas folhas, o agrião apresenta muitas enzimas digestivas, que ajudam na absorção de nutrientes e tornam a digestão mais eficaz. Essa propriedade se perde com o cozimento do agrião, portanto, nesse caso, deverá ser consumido cru.


6. Para emagrecer


É um alimento de baixíssima caloria, com muitas fibras solúveis e insolúveis, o que por si só já proporcionam saciedade alimentar, bem como esvaziamento intestinal eficiente. Muitas pessoas relatam perda de peso significativa através da dieta da sopa de agrião. Para quem quiser testá-la, passaremos todos os detalhes mais adiante.

7. Contra doenças respiratórias


O agrião apresenta propriedades que fortalecem o sistema imunológico, sendo muito eficaz contra gripes e resfriados comuns, mas também é ótimo para tratar asmas e bronquites, sinusites, rinites e etc. Isso se deve às suas propriedades expectorantes e descongestionantes, que trabalham eliminando o muco associado a essas patologias.

8. Benefícios do agrião para os exercícios físicos


Os nutrientes do agrião dão disposição e permitem que os praticantes de exercícios físicos consigam executá-los por mais tempo. Além disso, o agrião ajuda a restaurar os níveis de energia, e proporciona alívio ao nosso corpo após exercícios extenuantes.

Quando se exige demais do corpo através de exercícios pesados, por longo tempo, poderá aumentar o número de radicais livres circulando em nosso sangue. O consumo de uma pequena porção de agrião diariamente ajuda a elevar os antioxidantes no sangue, que combatem esses radicais livres e protegem o corpo.
Incorporando o agrião à dieta


O consumo diário de agrião é extremamente importante para manter a saúde, porém, repetir diariamente a mesma receita vai torná-la enjoativa, desestimulando a continuidade desse consumo.

Além de saladas, o agrião poderá fazer parte de outros preparos, como sopas, sucos, farofas, omeletes, pestos, molhos, suflês, panquecas, etc. Dessa forma, será mais fácil incorporar o agrião à nossa rotina alimentar.

Não esquecer que qualquer alimento “in natura” conserva suas propriedades intactas, que no cozimento irão se perder.
Dieta da sopa de agrião


Faça a sopa da seguinte maneira:

Cozinhe 2 batatas sem casca em 1 litro e meio de caldo de frango light, e caso queira diminuir ainda mais o valor calórico, utilize apenas água no cozimento. Quando estiverem “al dente”, é hora de colocar 3 buquês pequenos de agrião, sem os talos. Deixe ferver por mais 3 minutos. A seguir, bata tudo no liquidificador.

Essa sopa é suficiente para 4 porções, que poderão ser divididas durante o dia. Caso não vá consumir tudo, guarde o restante em recipiente fechado, em geladeira.

Gostou? Compartilhe!