Dieta dos Pontos
Adieta dos pontos é considerada por muitos uma das melhores , e também um método reeducação alimentar muito prático. A grande vantagem que tem sobre as outras dietas é que é você que decide o que comer - apenas tem que contar os pontos que vai somando, e não exceder o seu número diário. Assim, não tem que abdicar daquela bala ou daquele docinho uma vez por outra, o que é sem dúvida um alívio para quem está habituado a dietas super restritivas.
A cada alimento correspondem pontos, que pode consultar na nossa . Depois, é só calcular quantos pontos necessita diariamente para manter o peso e, dependendo de quanto quer perder, subtrair a quantidade de pontos que deseja para obter a sua quota de pontos para a dieta. E, talvez a parte melhor, é que se ultrapassar a sua quota de pontos num dia, poderá diminui-la proporcionalmente no dia seguinte. Fácil!
Como calcular sua quota de pontos
No lugar de calorias, nesta dieta você soma pontos (cada ponto vale 3,6 calorias). Claro que existe um limite. Para perder até 4 quilos em um mês, você tem direito a consumir 320 pontos (ou cerca de 1200 calorias) por dia. Para não perder as contas, mantenha as sempre por perto. Pode utilizar a nossa para determinar o seu nível e calcular mais ou menos o seu limite.
IMC | Mulher | Homem |
25 a 29,9 | 175 pts | 200 pts |
30 a 34,9 | 200 pts | 225 pts |
35 a39,9 | 250 pts | 275 pts |
40 acima | 300 pts | 325 pts |
Por exemplo, uma mulher de 30 anos, sedentária, com 1,55 de altura e pesando 70 kg terá, segundo as nossas calculadoras, um IMC de 29,14 - e o seu peso ideal seria de aproximadamente 50 a 60 kg (o seu peso ideal exato dependerá muito de como será a sua estrutura óssea, que só um médico lhe poderá dizer). Sua necessidade diária de calorias seria de 1702.5 kcal por dia para manter o peso. Divididas pelos 3,6 daria, arredondando, 475 pontos. Mas, querendo emagrecer, ela deveria retirar 175 pontos - o que daria uma quota de 300 pontos por dia.
No entanto, você pode utilizar a nossa calculadora da dieta dos pontos e determinar mais rapidamente o valor máximo diário dos seus pontos.
O cardápio da dieta dos pontos
Mesmo com a vantagem de poder comer virtualmente tudo o que quiser, deve ter em conta que deverá manter uma alimentação equilibrada, ou corre o risco de ter problemas com a falta de nutrientes. Deverá ter em conta que não será só a quantidade de pontos que fará com que você emagreça, mas também a qualidade do que come.
O que deve evitar
A dieta dos pontos nunca teve restrições de alimentos, mas numa das suas atualizações mais recentes houve a introdução de uma, e com bons motivos - a restrição do consumo da gordura trans. Este é um dos piores tipos de gordura, que faz com que você volte a ganhar o peso. Portanto quanto mais se controlar neste campo, mais depressa e facilmente emagrecerá.
A gordura trans é um dos piores tipos de gordura para a saúde, que causa o aumento do mau colesterol (LDL) e do armazenamento da gordura, sobretudo abdominal. Esta está presente em diversos alimentos industrializados, como bolos, bolachas, biscoitos e salgadinhos, mas também em óleos de fritura, molhos para saladas, margarinas e outros alimentos. É usado sobretudo como maneira de estender a data do prazo de validade, apesar de ser nocivo para o nosso corpo. Olhe sempre para o rótulo antes de comprar, e se um alimento contiver mais de 0,2 de gordura trans, o ideal será mesmo não comprar.
O que deve comer
Idealmente, seu cardápio terá as 3 refeições principais, 2 lanches e a ceia. O melhor seria mesmo comer de 3 em 3 horas, pois evita que cometa excessos. Seu cardápio deve ser divido em porcentagens de nutrientes de maneira a que sua alimentação esteja equilibrada. Assim, uma boa divisão seria:
* 50% a 60% – Carboidratos (pães, massas, bolachas, arroz, cereais, frutas e verduras)
* 15% a 20% – Proteínas (carnes, leite e derivados – dê preferência para os desnatados – e grãos como feijão, lentilha, ervilha e soja)
* 25% – Gorduras
Usando como exemplo a mulher em que nos focamos anteriormente, a sua quota de pontos seria de 300 pontos por dia, que poderão ser divididos por: 150 a 180 pontos de carboidratos, 45 a 60 pontos de proteínas, 75 pontos de gorduras.
Para elaborar seu cardápio, pode ver quantos pontos tem um alimento na nossa tabela de pontos. Se não estiver incluído, não desespere: Pode obter os pontos de qualquer alimento se dividir as suas calorias por 3,6.
Detalhes importantes na dieta dos pontos
Às refeições principais deve-se automaticamente acrescentar 15 pontos pelos temperos e gorduras normalmente usadas.
Alimentos fritos devem sempre ser multiplicados por 3, ex: ovo 20 pts, ovo frito 60 pts
À milanesa deve multiplicar por 4, ex: bife de alcatra 56 pts, bife à milanesa 224 ptos
Se caso em uma refeição gastar muitos pontos tente diminuir na próxima, mas não deixe de fazer as 6 refeições.
Faça sempre algum tipo de exercício físico, assim vai poder eliminar seus quilinhos mais rápido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário