Os quilos extras que atrapalham muita gente que estão acima do peso vão muito além da questão física, é bem estar emocional, social e de saúde. Comer bem não requer monotonia alimentar “Frango com batata doce” nem restrições e privações de maneira generalizada.

Segundo a nutricionista Flávia Novaes “O individuo é um ser único e o que faz emagrecer “um” pode não ser a perfeita combinação para “outro”. Por isso que a individualidade é tão importante para fazer o processo do emagrecimento realmente acontecer!”

Flávia reuniu para nós as principais perguntas e dúvidas sobre emagrecimento e esclareceu muito bem cada uma.

Emagrecimento é diferente de “perda de peso”?

Sim. A perda de peso é muito associada ao declínio do numero da balança. Tende a apresentar resultados como diminuição da gordura, entretanto a também a perda de massa muscular. O emagrecimento é a diminuição da gordura corporal e o mínimo possível da massa muscular corpórea e isso as balanças convencionais não registram. Emagrecimento vai além do peso. 
Existe uma alimentação adequada para o emagrecimento?!

Sim. E lembrando que a alimentação deve ser “adequada” e não generalizada. Parece balela quando falamos tanto nessa questão. Mas a maioria maciça tende em querer números “contar calorias” e diminuir a quantidade da ingesta ao máximo. Claro que tem calculo envolvido neste processo, mas o que mais vale o resultado é a qualidade do que se come. 


Emagrecimento e musculação. Qual a relação?

Muitos acham que musculação é apenas para quem quer ganhar músculos grandes e aparentes, mas essa prática está também muito associada ao emagrecimento. Nosso corpo precisa de mais energia para a manutenção dos músculos do que para as gordurinhas. E Com isso um gasto maior de energia para queima-las. Quanto mais músculos mais “fácil” é o emagrecimento.


Por que perder peso é tão fácil e o emagrecimento requer tempo e dedicação?

Muito simples, para perder peso basta ter uma balança energética negativa. Comer pouco e fazer exercício. Mas, isso não se sustenta por muito tempo. A perda de peso sessa, fica mais difícil e na maioria das vezes, a ingesta caloria diminui mais e o gasto aumenta se mais. Fica um ciclo que leva a famosa frase “por que eu não emagreço”?!
O Emagrecimento é a moldagem do corpo, o ganho de massa muscular (Massa magra), diminuição do percentual de gordura e a mudança do hábito alimentar. Saber comer é importante para quando se chegar num objetivo especifico – você não volta onde estava, você quer sempre melhorar!

A nutricionista também listou cinco pontos importantes do emagrecimento, para te ajudar  a emagrecer e não a perder peso:


1-  Mudança de hábito alimentar: Não adianta fazer “dieta” e não mudar a cabeça – Continuar fazendo as mesmas coisas, vai te dar apenas os mesmos resultados. Mudar o estilo de vida o pensamento sobre os alimentos – abrir a cabeça.

2-Faça Musculação: Estando apto para essa prática de atividade é fundamental a modalidade. Musculação é a chave para a moldagem do corpo – O ganho de músculos e de um corpo forte (não a força muscular).

3-Use alimentos leves e com fibras: Os alimentos leves são aqueles com baixo teor de carboidratos, maior quantidade de agua e ricos em fibra. Auxiliam a termos mais saciedade, melhora a função do intestino e possuem baixa calorias. Excelentes para controlar a ansiedade. Ex: Abobrinha, berinjela, chuchu, brócolis, couve flor.

4- Coma gordura: As boas, de qualidade. Aquelas que são antinflamatórias ricas em Ômega 3 e Ômega 9 como as castanhas, nozes azeite, sardinha, abacate dentre tantas outras. Não se iludam pelo 0% de gordura, light ou diet. Prefira sempre o valor integral dos alimentos – sem a mudança da indústria.

5- Pare de pesar: Ficar controlando o peso da balança se pensando todos os dias é como perder a liberdade. Nós, principalmente as mulheres, oscilam o peso até 1kilo todos os dias. Pesamos diferentes quando acordamos e no final do dia. Então, se baseiem no espelho, nas roupas em fotos comparativas, e não em números.

AUTORES

  • Duda Ventura

  • Pedro Prata