Confira os alimentos abaixo, selecionados a dedo pela nutróloga Tamara Mazaracki, que têm efeito emagrecedor:
Iogurte: excelente para reduzir gases, prisão de ventre e síndrome do intestino irritável, pois regulariza o funcionamento do aparelho digestivo. As bactérias saudáveis eliminam o excesso das nocivas, geradas por maus hábitos alimentares, o que ajuda a desinchar o intestino – e a barriga também.
Pêra: suaviza a irritação do trato digestivo, agindo em colites, na síndrome do intestino irritável e reduzindo a produção excessiva de gases. Rica em pectina, estimula o intestino. Por ser rica em potássio, tem boa ação diurética. Ou seja, desincha.
Maçã: reduz a acidez e os sintomas da síndrome do intestino irritável. Seu alto teor de pectina ajuda a acelerar o trânsito intestinal, evitando a formação de gases. Também tem ação diurética, prevenindo a retenção de líquidos.
Melão, melancia, abacate, banana e manga: riquíssimos em potássio, têm excelente efeito diurético.
Água-de-coco: fonte de potássio e diversos minerais, tem outros dois efeitos: é diurética e anti-irritante da mucosa do intestino.
Pepino: possui ação diurética, ajudando a perder peso quando há retenção de líquidos, e auxilia na eliminação de toxinas. Fonte de diversos minerais como potássio, cálcio, manganês e enxofre.
Aipo/salsão: ação diurética por seu alto teor de potássio.
Agrião: estimula a digestão e reduz gases. Age também nos rins e bexiga, facilitando a eliminação de líquidos. Fonte de potássio, magnésio e cálcio.
Cenoura: rica em potássio, tem efeito diurético e funciona como um remédio para a colite, para a síndrome do intestino irritável e para os gases.
Limão: tem ação diurética, acelerando a eliminação de líquidos e toxinas pelos rins.
Beterraba: tem suave ação laxante e é rica em potássio.
Ervas (alecrim, salsa, coentro, manjericão): têm ação diurética, ajudam a digestão e aliviam gases.
Especiarias (como canela, pimenta e gengibre): melhoram a digestão e reduzem gases.
Chás (erva-doce, hortelã, menta, camomila, verde, branco, cidreira): aceleram a digestão e reduzem a formação de gases.
Azeite: diminui a retenção líquida, abaixa o índice glicêmico e diminui inflamações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário